leads

O que são Leads e para que serve no meu negócio?

O conceito de ‘Leads’ não é novo pelo Brasil  fora e no mundo. Novas tendências às vezes demoram a chegar em certas regiões e por isso pouco se ouve falar aqui na nossa região. Mas é para isso que estamos aqui, para trazer novas tendências e informa-los através do nosso blog!

Mas o que são Leads?

Um Lead é uma oportunidade de negócio para a sua empresa, um potencial cliente. De forma mais direta, Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, tel., etc.) em troca de uma oferta de valor no seu site ou blog (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto/serviço, etc.).

Portanto, um Lead é alguém que já demonstrou interesse no seu negócio e que provavelmente gostaria de ouvir mais sobre a sua empresa, tanto em termos de conhecimento quanto sobre ofertas de produtos/serviços. Da mesma forma, é alguém que poderia ser abordado por alguém da sua equipe de vendas, desde que seja o momento certo para aborda-lo. A figura abaixo ilustra onde o Lead se encontra em um funil de vendas:

leads no funil de vendas

Mas por que gerar Leads e não vender direto?

Vamos abordar alguns trechos sobre o conceito do Stadium Pitch do livro The Ultimate Sales Machine, uma das referências na área de Vendas.

O autor (Chet Holmes) identificou que para um mercado qualquer, o momento de compra dos clientes forma quase que um padrão. Segundo ele, apenas 3% do público está ativamente buscando opções e querendo comprar algo e cerca de 6-7% está aberto a propostas. O restante é apresentado na pirâmide abaixo:

pirâmide de vendas

Como alcançar então um percentual maior da pirâmide e ao mesmo tempo gerar mais credibilidade? É aí que entra a grande sacada do Stadium Pitch. Holmes convida os leitores para responder à seguinte pergunta: imagine um estádio inteiro cheio com os seus potenciais clientes e que você tivesse a oportunidade de falar para todos eles por alguns minutos. O que você falaria?

Muitas empresas fazem a venda direta, falando logo de cara sobre seus produtos/serviços. O que faz 90% da pirâmide se levantar e ir embora.

Por isso que o seu discurso de vendas deve ser focado em dizer algo realmente interessante para o seu lead, para que ele se interesse e continue ouvindo.

A geração de Leads adota esta estratégia, de oferecer algo útil ao visitante até ele se tornar um Lead e continuar interessado no seu produto/serviço. Se o site da sua empresa só tiver informações sobre seu produto/serviço, sua mensagem somente ressoará para aqueles 3% a 10% da parte de cima da pirâmide.

Para não “desperdiçar” os outros 90%, sua empresa pode criar ofertas de valor para capturar as informações de contato dessas pessoas e, ao longo do tempo, nutri-las para tentar transformá-las em oportunidades e vendas.

Como foi mencionado no começo do post, tendências demoram a vir e serem aceitas. Mas esse conceito é realmente uma grande tendência para os anos que virão e quem sair na frente, vai estar atualizado e ganhando novos e fiéis clientes.

Conte com a gente para adequar o seu negócio a esta nova tendência!

Artigo adaptado da nossa parceiria com a resultados digitais.

2 comentários to “O que são Leads e para que serve no meu negócio?”

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  1. Nivaldo Pedro dos Santos - 30 maio, 2016 Responder

    Prezados, estou iniciando no ramo de Marketing Multinível e preciso de ferramentas adequadas para gerar um bom negócio,
    gostaria de conhecer melhor o seu produto.

    • Nathan Araujo - 30 maio, 2016 Responder

      Olá sr. Nivaldo! Obrigado pelo comentário!
      Que bom que se interessou por aprender que é um Lead, isso é muito importante para os negócios!
      Sobre a ferramenta, já enviamos um e-mail com mais detalhes, qualquer dúvida é só nos contactar.

      Abraço!

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