sites responsivos

Por que seu site tem que ser responsivo?

Muitas pessoas estão navegando em seus tablets e smartphones em vez de em seus computadores. Atualmente, 60% do acesso à Internet é feito no dispositivo móvel e este número tende a ser maior mais a frente. Isso tudo significa que fazer sua presença na internet amigável para dispositivo móvel é praticamente uma obrigação.

O projeto responsivo entrou em fase de concepção em 2012, e agora é conhecida como a melhor maneira de fazer os usuários móveis terem uma melhor experiência. Em palavras simples, design responsivo significa que as páginas do site são capazes de reformatar-se, dependendo do dispositivo que estão sendo abertas. Computadores, tablets ou smartphones , o conteúdo pode ser visto da mesma maneira e os usuários não se irritam rolando as páginas para ler todo o conteúdo.

O que fez de design responsivo tão revolucionário na indústria da web é que ele resolveu o problema da criação de dois sites diferentes – um para celular e um para desktop. 

Vamos falar dos benefícios do design responsivo para ajudá-lo a decidir se ele poderia melhorar o seu negócio.

Google diz que responsividade é uma obrigação

O maior motor de busca hoje em dia favorece o design responsivo. Primeiramente no topo da lista de critérios de SEO do Google é a experiência do usuário, e sites responsivos são os que oferecem a melhor experiência. Ao apresentar os resultados de buscas móveis, o Google coloca o site para mobile em evidência. Além disso, sites responsivos têm uma única URL e o mesmo HTML, tornando mais fácil para o Google para rastrear e indexar o conteúdo. O próprio Google avisa ao usuário em seus resultados que o site é adaptado “para mobile”. O que pode leva-lo a abrir ou não.

site responsivo mobile

Maior Experiência do Usuário para os seus visitantes

Migrar seu site para responsivo, significa que você se importa como usuário moderno que navega em seu smartphone ou tablet tanto como em seu computador. Com design responsivo, todas as versões do seu site usar o mesmo código e design. Responsividade significa que o seu conteúdo é facilmente organizados à escala de todo o dispositivo. Por exemplo, você está navegando em seu computador e encontra algo que você gosta e deseja enviá-lo ao seu amigo que está em seu celular, se o site é responsivo, eles vão ver o conteúdo exatamente como você. Em outras palavras, é uma técnica orientada para o utilizador, que faz com que seja mais fácil para seus clientes a encontrar, entender e compartilhar seu conteúdo. Sites responsivos é a forma mais adequada para tirar o máximo proveito do tráfego móvel, oferecendo uma maior experiência do usuário.

Sites responsivos diminui a taxa de rejeição

A taxa de rejeição pode ser um grande problema se o site não funcionar corretamente em dispositivos móveis e, mesmo quando se está bem nos resultados da pesquisa. Quando um usuário vai para o seu site, mas logo em seguida volta para a página de resultados do motor de busca, o Google considera esse movimento como um sinal de que o seu conteúdo não é o mais relevante para a exigência deste visitante. Algumas possíveis razões para o usuário dar um passo atrás pode ser que o conteúdo que eles tenham acabado de encontrar em seu celular é muito difícil de ver ou é simplesmente diferente do que é mostrado na descrição. Isso tudo leva a uma queda no ranking do Google. Com responsividade, significa que você não precisa mudar o conteúdo do site e seus visitantes sempre terão as informações que eles estão procurando, exatamente o que os mantém em sua página.

Seu marketing on-line funciona melhor com design responsivo

As pessoas usam seus celulares para ler seus e-mails, pesquisar e ler o conteúdo, a interagir com as marcas, a usar as mídias sociais. Qualquer aspecto de seu marketing on-line é dependente dos dispositivos móveis. Conteúdo de e-mail, de pesquisa ou de marketing de mídia social vai lhe trazer mais sucesso se for aplicado a um site responsivo. Além disso, você não tem que promover um conteúdo diferente uma vez para celular e uma vez para o computador. E falando sobre marketing de conteúdo e design responsivo, você pode se beneficiar o máximo em oferecer ao seu público móvel a oportunidade não só de ler, mas usar seus botões compartilhamento social também. Outra situação, é quando um usuário abre um e-mail com modelo responsivo, eles são capazes de lê-lo independentemente do seu dispositivo e com isso, se clicar em um link de este e-mail e abrir um site respectivamente responsivo eles não terão problemas navegar por eles.

Seu marketing está em perigo se você não oferecer uma versão responsiva única do seu site. Se nos resultados de busca não existe sua versão mobile, o usuário pode se irritar com a lentidão do carregamento, voltando paraver outros resultados da pesquisa. Por último, um site ágil agrega valor ao seu marketing de mídia social também. Se uma pessoa clicar em um item promovido em sua página do Facebook a partir de seu celular, eles serão capazes de comprar este artigo exatamente como fariam em seu computador.

Um único URL é sempre melhor do que dois

Um único site responsivo permite que você mantenha seus backlinks e, portanto, você pode se concentrar em uma campanha de SEO, que é com certeza mais barato do que duas campanhas. Consequentemente, todos os seus links serão direcionados para um domínio que aumenta a autoridade do seu site na página de resultados do motor de busca. Também suas ações sociais serão construídas em uma única URL, por isso, quando o seu site é compartilhado todo o conteúdo será claro e consistente, independentemente do dispositivo. Por último, mas não menos importante, sites responsivos eliminam o tempo de espera para redirecionamentos.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O que pode colocar o seu ROI para baixo é que você não é competitivo o suficiente e há grande probabilidade de que seus concorrentes já estão confiando no design responsivo. Uma pesquisa recente mostra que 48% de todo o usuário móvel reclama sobre a qualidade dos sites que visitam. É simples, se as pessoas acessam o seu site, eles são mais propensos a comprar o seu produto. Se não encontram algum problema, é bem provável que não voltem mais. Além disso, 69% dos usuários mobile usaram seus dispositivos para adquirir bens ou serviços este ano. Sites responsivos são mais fáceis para manutenção e eles também podem ser redesenhados sem perder seu status classificação no motor de busca.

Conclusão

A verdade é que às vezes os usuários não entendem o que significa design responsivo. Eles querem que seja fácil e rápido para acessar as informações que eles precisam. É o nosso trabalho proporcionar uma melhor experiência para o usuário. E para isso, pode contar conosco!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.